A portuguesa Innovation Point, start-up
tecnológica do Grupo DST, acaba de lançar no mercado e a nível
mundial a versão do ‘Vocation’ – software que permite a
realização de testes de orientação vocacional – para IPAD. O “Vocation” tem como público-alvo
estudantes do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário
em fase de decisão sobre a sua orientação para o futuro
profissional, embora possa também ser uma ferramenta útil para
estudantes universitários insatisfeitos com o seu percurso académico
e que pretendam redefinir a sua vocação.
Através de testes de raciocínio
verbal, numérico e diagramático, o “Vocation” conjuga os
resultados com um inventário de interesses, ajudando os jovens a
determinar as áreas do conhecimento para as quais têm maior
aptidão.
Em média, cada utilizador despende
entre 3 a 4 minutos para concluir os questionários e a fiabilidade
dos resultados está assegurada pela multinacional SHL, empresa
parceira na criação da aplicação e especializada na elaboração
de testes de orientação vocacional.
“O mercado está cada vez mais
competitivo e estas aplicações altamente especializadas poderão
acrescentar um impacto positivo no futuro dos jovens um pouco por
todo o mundo”, afirma João Matos, Administrador da Innovation
Point.
Os utilizadores poderão descarregar a
aplicação através App Store da Apple ou no Android Market com um
custo de 1,59€ ou, como alternativa, nos portais das principais
operadoras nacionais – Vodafone, TMN e Optimus, por 1,99€.
Sublinhe-se que a versão anterior
desta aplicação foi lançada em 2010 para Smartphones e obteve mais
de 15 mil downloads até à data, um número avultado tendo em
consideração o target e as especificidades deste software.
Para 2012, os responsáveis do projecto
estimam atingir os 45 mil downloads da aplicação, triplicando assim
o seu número de utilizadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário