Significado das siglas CPC, CPA, CPM, CPD e CPL


Muitas pessoas continuam a falar desta destas letras, ou siglas.. 
Na realidade, ainda são desconhecidas por muitos internautas. Sobretudo os que não estão ligados à criação e gestão de sites. Falo de CPC, CPA, CPM, CPD e CPL. Basicamente, são siglas que se referem a formas de pagamento de comissões referentes a programas que existem para os afiliados. Afiliados que recebem pelos anúncios que colocam nos sites mercê de acordos prévios.


CPC

Falar de CPC quer dizer Custo Por Click.
Ou seja, o afiliado recebe por cada click recebido nos anúncios do sistema que colocar no seu site. É tido como adquirido que apenas é valido um click por IP por dia.
 Os valores a pagar variam de acordo com o estabelecido entre as partes.
Como exemplo do sistam CPC, temos o popular Google Adsense, o sistema de pagamentos da Google muito utilizado na internet. Um sistema considerado o melhor de todos.

Se não o conhece, espreite o Google Adsense.




CPA

Temos o CPA.
Significa Custo Por Acção. Na prático, quer dizer que se ganha dinheiro quando um visitante do site clickar na publicidade do sistema. Mas não só, tem de realizar determinada acção no site do anunciante. Não vale a pena estar com maiores definições porque estas acções são diversas e variam consoante o anunciante. Podem ir de um simples registo até a obrigação da compra de um produto ou serviço.
O mesmo se passa com os valores.
O CPA é o formato mais presente no ganho de comissões na internet. E, no fundo, é aquele que mais caracteriza o sistema de afiliados.
Poderia dar inúmeros exemplos de programas de afiliados na internet. Um deles é Hifficiency, presente em Portugal, que paga comissões de valores que vão do baixo ao muito alto.

Se não o conhece, espreite o Hifficiency.





CPM

Temos, depois, o CPM. Significa Custo Por Mil. Poderei dizer que mais exigente pois paga por cada mil visualizações de publicidade no seu site.
Os primeiros sistemas de ganhos de comissões na internet assentavam nesta plataforma. Contudo, apresenta algumas vulnerabilidades que podem levar a distorcer a realidade dos clicks.




CPD

Em relação a CPD, significa Custo Por Download. Na prática, o afiliado ganha por download que o utilizador fizer a partir do site do anunciante.
Um dos exemplos deste sistema é o Crocko.

Se não o conhece, espreite o Crocko.




CPL

Finalmente, chegamos ao CPL. Significa qualquer coisa como Custo por Dica.
Na sua essência, é um programa que paga ao afiliado por indicações feitas através do seu site. Um exemplo deste sistema é o Dada.net que vende ringtones.

Se não o conhece, espreite o Dada.net.

Sem comentários:

Enviar um comentário