Muitas
pessoas continuam a falar desta destas letras, ou siglas..
Na realidade, ainda são
desconhecidas por muitos internautas. Sobretudo os que não estão ligados à
criação e gestão de sites. Falo de CPC, CPA, CPM, CPD e CPL. Basicamente,
são siglas que se referem a formas de pagamento de comissões referentes a programas
que existem para os afiliados. Afiliados que recebem pelos anúncios que colocam
nos sites mercê de acordos prévios.
CPC
Falar de CPC
quer dizer Custo Por Click.
Ou seja, o
afiliado recebe por cada click recebido nos anúncios do sistema que colocar no
seu site. É tido como adquirido que apenas é valido um click por IP por dia.
Os valores a pagar variam de acordo com o estabelecido
entre as partes.
Como exemplo
do sistam CPC, temos o popular Google Adsense, o sistema de pagamentos da
Google muito utilizado na internet. Um sistema considerado o melhor de todos.
Se não o
conhece, espreite o Google Adsense.
CPA
Temos o CPA.
Significa Custo Por Acção.
Na prático, quer dizer que se ganha dinheiro quando um visitante do site clickar
na publicidade do sistema. Mas não só, tem de realizar determinada acção no
site do anunciante. Não vale a pena estar com maiores definições porque estas
acções são diversas e variam consoante o anunciante. Podem ir de um simples
registo até a obrigação da compra de um produto ou serviço.
O mesmo se
passa com os valores.
O CPA é o
formato mais presente no ganho de comissões na internet. E, no fundo, é aquele
que mais caracteriza o sistema de afiliados.
Poderia dar
inúmeros exemplos de programas de afiliados na internet. Um deles é
Hifficiency, presente em Portugal, que paga comissões de valores que vão do
baixo ao muito alto.
Se não o
conhece, espreite o Hifficiency.
CPM
Temos,
depois, o CPM. Significa Custo Por Mil. Poderei dizer que mais
exigente pois paga por cada mil visualizações de publicidade no seu site.
Os primeiros
sistemas de ganhos de comissões na internet assentavam nesta plataforma.
Contudo, apresenta algumas vulnerabilidades que podem levar a distorcer a
realidade dos clicks.
CPD
Em relação a
CPD, significa Custo Por Download. Na prática, o afiliado ganha por download
que o utilizador fizer a partir do site do anunciante.
Um dos
exemplos deste sistema é o Crocko.
Se não o
conhece, espreite o Crocko.
CPL
Finalmente,
chegamos ao CPL. Significa qualquer coisa como Custo por Dica.
Na sua
essência, é um programa que paga ao afiliado por indicações feitas através do
seu site. Um exemplo deste sistema é o Dada.net que vende ringtones.
Se não o conhece, espreite o Dada.net.
Sem comentários:
Enviar um comentário